12 de ago. de 2012

Ser Pai


 Eu gostaria muito de ter a sabedoria e o dom de colocar nas palavras o “estalo” que tornaria possível um novo direcionamento de pensar e refletir sobre inúmeras questões e situações. A diferença que separa a teoria da prática separa-se justamente por esse “estalo”, que permitiria um pensamento tornar-se ação.

Hoje no Brasil é dia dos pais, e eu gostaria muito de celebrar esse dia com um “estalo” assim, que tivesse o “poder” de mudar um pouco a forma apegada com que muitas vezes encaramos nossos pais – e que em muitas famílias os pais encaram seus filhos.

A relação pais & filhos antes de ser uma relação de apego e necessidade é (ou deveria ser) uma relação de amor. Não o amor apegado que deseja controlar e direcionar, mas o amor incondicional que liberta e estimula, que possibilita grandes vôos e aprendizados.

O amor entre pais e filhos que não reflete a existência de um ser no outro como espelhos, mas que percebe as diferenças e individualidade de cada um, estimulando-as e utilizando-as como fonte inesgotável de aprendizado, de respeito, de evolução.

Muitas relações de pais e filhos se sustenta no que há de semelhança entre um e outro, como se fossem reflexos de uma mesma imagem, como se tratassem de cópias aperfeiçoadas, vinculadas e dependentes uma da outra.

Aprendi com meu pai que a relação de maior amor entre pais e filhos é diferente – muito diferente disso. Independente da necessidade da presença que um represente para o outro, há uma necessidade maior, muito maior – a de se realizar como pessoa única e assim desenvolver o potencial individual que cada um carrega lá dentro, no próprio coração.

A proteção que imagino que todos os pais querem dar a seus filhos não passa muitas vezes de uma grande ilusão – uma vez que não é possível proteger ninguém da própria vida. E a vida proporcionará dores, tristezas, decepções e dificuldades da mesma forma que proporcionará alegrias, vitórias, conquistas. A intenção de muitos pais em criar uma “redoma” ao redor de seus filhos ao mesmo tempo que pode momentaneamente afastar dissabores, afastará também os sabores que a vida oferece. Estarão eternamente presentes na vida de seus filhos os pais que criam essa redoma? Viverão eles para sempre para manter essa redoma existente?

Uma criança ao nascer precisa criar anticorpos para se defender das doenças do mundo, assim como os filhos precisam criar seus próprios calos e defesas para sobreviverem e crescerem no mundo.
Imagino que não é tarefa fácil ser pai. Imagino que meu próprio pai por muitas vezes deve ter se sentido aflito com muitas das minhas escolhas e decisões, mas por ter sempre as respeitado e estimulado como sempre o fez, conquistou mais do que o meu amor, conquistou meu respeito e admiração.

Imagino também que muitas vezes a opinião dos pais é muito diferente da opinião de seus filhos, mas serão os pais donos da verdade? Saberão eles tudo sobre as possíveis consequências das escolhas de seus filhos? Para um pai limitar-se muitas vezes a observar os passos e escolhas de seus filhos deve ser extremamente difícil. E quando as escolhas mostram-se realmente erradas ou sofridas, ter ao lado o pai sem manifestar uma expressão qualquer como do tipo “eu sabia” ou “eu te disse”, mas apenas a manifestar apoio, suporte e um ombro amigo é também das coisas mais preciosas e valorosas dessa vida.

Ser pai não deve ser tarefa fácil. Ser um pai que impulsiona o vôo de seus filhos para vê-los conquistar o mundo e a própria vida, guardando em silêncio suas próprias aflições e preocupações deve ser tarefa ainda mais difícil.

Eu não sei quantas vezes eu cometi erros ou falhas com meu pai, não sei quantas vezes eu poderia ter sido melhor do que fui. Sei apenas o quanto guardo meu pai num lugar dentro do meu coração com muito amor, muito respeito e uma imensa gratidão.

Seres humanos não são perfeitos, todos nós cometemos falhas, erros e injustiças. Pais quando possuem essa compreensão de que por vezes falhamos e de que falhamos eventualmente todos, sem apontar dedos ou falhas nos outros é dos maiores confortos para a alma que pode haver.

Meu pai, minha mãe, meus irmãos, meus avós, tios, primos, minha família hoje tão longe... todos e cada um deles me mostrou e ensinou coisas diferentes, únicas, preciosíssimas. Pode ser que nem eles tenham a consciência do quanto me mostraram e ensinaram, uma vez que os grandes exemplos e lições que tive, tive ao observá-los, vê-los, a tentar percebê-los. É verdade, acho que eles, todos eles, não sabem o quanto me deram e o quanto me fizeram crescer e ser quem eu sou hoje. Talvez também não saibam o quanto os carrego aqui comigo, dentro do coração, todos os dias e a cada batida que meu peito dá.

Talvez também não saibam que as vezes, nas conversas que eu tenho com pessoas de um ou de outro lugar do mundo, ouço-me dizer alguma coisa e vem a minha mente instantaneamente a imagem de um ou de outro rosto de minha família, seguida por um sorriso meu – pois é minha família a falar através de mim – são essas pessoas tão importantes e especiais para mim a ganhar voz aqui, pela minha boca, do outro lado do mundo.

Hoje é dia dos pais no Brasil. Hoje é dia para celebrar aqueles que ensinam, que educam, que amparam e que nos ensinam a voar. Hoje eu saúdo meu pai, e saúdo também minha família toda, que tanto também me ensinou e ensina, amparou e ampara, me fez e me faz voar mais e mais alto.

Amo vocês, feliz dia dos pais!

Nenhum comentário: